top of page

Ordens Dinásticas da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina

Símbolo das Ordens Religiosas-Militares.png

Como uma Dinastia Soberana a Casa de Mesolcina e Alvito possui Ordens Dinásticas, mantidas pelo Fons Honorum do Chefe da Casa, em sua qualidade como Pretendente ao Trono de Mesolcina.

​

As Ordens Dinásticas de Mesolcina dividem-se em dois grupos:

​

As Ordens Religiosas-Militares, que são Ordens Dinásticas de Fundação Pontifícia, neste grupo incluindo-se:

​

- A Suprema Ordem Dinástica, Religiosa-Militar do Preciosíssimo Sangue do Redentor;

- A Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa-Militar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa;

- A Ordem Dinástica, Religiosa-Militar e Hospitalar da Milícia Lazarista de Nossa Senhora do Carmo e de São Lázaro de Jerusalém, Boigny e Mesolcina; e 

- A Ordem Dinástica, Religiosa-Militar da Milícia Cristã de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

​

Estas Ordens, cujo conjunto é chamada de Sacra Milícia, são as mais importantes Ordens do antigo Principado de Mesolcina e do Ducado d'Alvito, e continuam sendo as mais importantes Ordens Dinásticas, sendo apenas reservadas a Católicos Romanos.

​

Entre estas Ordens, a Suprema Ordem Dinástica do Preciosíssimo Sangue do Redentor, mais alta Ordens e Distinção de Mesolcina, possui um único posto, que é de Cavaleiro do Colar, apenas pode ser concedida pela vontade do Chefe da Casa, e é considerada no mesmo grau de importância da Ordem da Jarreteira (Inglaterra), da Ordem do Tosão de Ouro (Áustria e Espanha) e da Ordem da Santíssima Anunciata (Casa di Savoia).

Para além das Ordens Religiosas-Militares, há ainda as Ordens Honoríficas, que podem ser concedidas por Sua Alteza o Duque de Mesolcina, como Grão-Mestre das Ordens Dinásticas, independente da religião, por serem Ordens de Mérito. Neste grupo estão:

​

A Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora;

A Ordem de Trivulzio;

A Ordem de São Jorge e São Miguel;

A Ordem Draconiana de São Teodoro Mártir; e

A Ordem da Rosa de Mesolcina para a Ciência, Mérito, Cultura e Arte.

​

Deste grupo de Ordens, a Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora tem como Grã-Mestra Sua Alteza a Duquesa de Mesolcina e é por ela administrada. 

​

Das demais Ordens honoríficas do antigo Principado de Mesolcina, apenas a Ordem de São Jorge e São Miguel e a Ordem de São Teodoro Mártir continuam sendo regularmente concedidas por Sua Alteza o Duque de Mesolcina. Os príncipes de Mesolcina são Cavaleiros Natos da Grã-Cruz da Ordem de Trivulzio e da Ordem de São Jorge e São Miguel.

bottom of page